segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bruxas vaidosas


No tempo da Componente de Apoio à Família, as crianças construíram bruxas vaidosas, com a ajuda da D. Manuela.







Halloween com maçãs

Este ano, festejámos o Halloween não só com abóboras e bruxas mas também com maçãs. A partir da história A maçã poleta, as crianças realizaram trabalhos de picotagem, colagem e grafismo. Na sequência destes trabalhos, e para doçar o dia, decidimos fazer uma tarte de maçã.






sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Qualidade ecológica e reciclagem de tinteiros


Na Escola de Lages, temos um contentor destinado ao depósito de tinteiros gastos e velhos de todas as marcas, com destino à reciclagem, contribuindo assim para a Proteção do Ambiente e a Qualidade Ecológica. Convidamos todas as pessoas da comunidade a depositarem os tinteiros no nosso contentor.



Dia Mundial da Terceira Idade


Comemorámos o Dia Mundial da Terceira Idade com um momento de confraternização, em que ouvimos alguns idosos a contar retalhos da sua vida de longos anos. Ficámos a conhecer histórias de vida que marcaram as gerações anteriores. No final, as crianças retribuíram o convívio com uma canção acompanhada de mímica.


Heróis da fruta






Estão abertas até 16 de Dezembro as inscrições na iniciativa, de âmbito nacional, Heróis da Fruta - Projeto Lanche Escolar Saudável 2011/2012, promovida pela APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.


Pretende-se, com o projeto, destinado aos Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, públicas e privadas, incentivar as crianças até aos 10 anos a consumir mais fruta diariamente, como forma de prevenir a obesidade infantil, entre outras doenças associadas, invertendo, assim, a estatística nacional deste consumo.

Aceda à
inscrição para os Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo.

Uma divulgação da educadora: Maria de São José.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Novembro em Vila Nova de Paiva


Para ver o programa, clique na imagem.





Bola de sardinha e pão artesanal

No âmbito da comemoração do Dia da Alimentação, a mãe e a avó da Lara, vieram ao Jardim de Infância ensinar-nos a fazer pão artesanal. Assim, com as mãos lavadas e mangas arregaçadas, as crianças puderam amassar a massa.


Terminada a tarefa, cumpriu-se a tradição com o ritual da reza: Deus te levede, Deus te acrescente para mim e para toda a gente...Em nome do Pai... (entoação acompanhada do sinal da cruz, realizado com a mão).Terminada a reza, tapou-se a massa com um pano e colocou-se a repousar (levedar / fintar).


A seguir fomos a pé para casa da avó da Lara, que fica no Casal, e vimos a avó a aquecer o forno. Pronta a massa, cada criança fez o seu pão que foi colocado dentro do forno a lenha para cozer lentamente.


Enquanto esperávamos tivemos uma agradável surpresa! A mãe Dina surpreendeu-nos com uma bola de sardinha, duas de carne, uma deliciosa canja de galinha e ainda tivemos direito a sobremesa. Hummm…estava tudo delicioso!!!


Um bem-haja à mãe Dina e à avó Rosa.



Jardim de Infância de Loureiro


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Intervenção ABA no Autismo





1.º Encontro My Kid Up


Intervenção ABA no Autismo


12 de novembro de 2011


Museu Monográfico de Conímbriga


Condeixa

Para mais informação, consulte o programa.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O ciclo do pão



Aprendemos de onde vem o pão, como se faz e a sua importância na nossa alimentação. Para isso, abordámos o ciclo do pão e fomos à padaria confecioná-lo e depois prová-lo! Ainda pesquisámos a sua origem e vimos imagens na net...


Sala 1 – Jardim de Infância de S. João








As árvores no outono

Estamos na época em que as árvores se encontram carregadas de frutos maduros que, com a presença do vento e das primeiras chuvas, começam a cair ao chão. As crianças construíram a sua árvore do outono como símbolo da natureza e do tempo que estamos a viver.





A professora Fernanda surpreendeu-nos com um saco de romãs que saboreámos e explorámos as suas caraterísticas. Numa pesquisa que fizemos, ficámos a saber que a romã ajuda, entre outras coisas, a manter baixos os níveis de colesterol e de tensão arterial, e a sua vitamina C protege das constipações.






Visita de Estudo ao Museu da Água


A articulação entre a Educação Pré-escolar e o Primeiro Ciclo é fundamental em todo o processo educativo, garantindo continuidade pedagógica coerente, quer ao nível das competências cognitivas, quer das atitudes e valores


Nesse sentido, no dia 13 de outubro, as crianças do Jardim de Infância e alunos do 1ºCiclo de Loureiro de Silgueiros, deslocaram-se ao Museu da Água, a Coimbra.
No Museu, aprenderam a ser consumidores responsáveis.

A água é um bem essencial para o ser humano. Todos os dias morrem milhares de pessoas devido a uma má gestão da água. O dever de economizar e de utilizar de forma racional este bem fundamental é da competência de todos.

Todos nós temos uma missão importante, consumir a água com responsabilidade.
Aqui ficam alguns conselhos que aprendemos para que também vocês possam colaborar :
- Fechar bem as torneiras para que não deitem água fora;
- Não escovar os dentes com a torneira aberta, utilizar um copo;
- Tomar duche em vez do banho de imersão;
- Pôr a máquina da roupa ou da louça a trabalhar só quando estiver cheia.



Jardim de Infância de Loureiro




sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sábados com Ciência








No terceiro sábado de cada mês irão decorrer sessões de ciência, no auditório da livraria Bertrand, no Dolce Vita, em Coimbra. As conversas com e sobre ciência são dirigidas a todos os públicos.




quinta-feira, 20 de outubro de 2011

“PROGRAMA DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA”


APRESENTAÇÃO: O Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica consiste num conjunto diversificado de exercícios dos diferentes níveis de consciência fonológica, organizados por ordem crescente de dificuldade, dirigido a crianças em idade pré-escolar e a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, com vista à estimulação das suas competências metafonológicas.



O Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica é constituído por quatro tarefas – consciência da palavra, consciência silábica, consciência intrassilábica e consciência fonémica. Cada tarefa é, por sua vez, constituída por diversos exercícios, sendo cada um antecedido por um exercício de treino, que prepara a criança/aluno para os exercícios que se seguem.

Para cada exercício, é definido um objetivo, a população alvo a que este se destina e as respetivas instruções do mesmo. A aplicabilidade do referido programa não pretende restringir-se à reabilitação de dificuldades e/ou alterações da consciência fonológica nas crianças/alunos das referidas faixas etárias, mas pretende constituir uma ferramenta de trabalho importante na prevenção de problemas relacionados com a emergência da literacia e na identificação de crianças/alunos em risco de apresentarem problemas de leitura e de escrita. Ao promover o desenvolvimento das pré-competências essenciais ao desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita, o programa pressupõe contribuir para a redução do insucesso escolar.

Local: Centro de Terapia da Fala – Fátima Andrade
Rua Manuel Firmino, nº 52
Edifício Veneza, 7º piso, Sala AS
3800-213 Aveiro


Horário: 9h 30m às 17h



Uma divulgação das educadoras: Ana Rodrigues e Maria de São José

De regresso às origens com a broa artesanal

Aproveitando os recursos da comunidade e concretizando uma das atividades planificadas pelo Departamento da Educação Pré-escolar, comemorámos o Dia Mundial da Alimentação com a confeção de broa, preservando, assim, tradições e avivando memórias.



Como ingredientes utilizámos a farinha de milho, de trigo e de centeio, para além do sal, do fermento e da água.Comprámos a farinha à moleira, e a Sra. Maria arranjou-nos a lenha e fez o fermento, na véspera. As broas ficaram com um aspeto e um sabor maravilhoso.


Percebemos que um produto cem por cento vegetal é muito importante numa alimentação saudável, e a sua confeção artesanal deu-lhe uma textura única. A atividade envolveu a participação de todas as crianças e de algumas pessoas da Comunidade, nomeadamente a D. Isabel e a sua família, a quem agradecemos a colaboração.


No final, os alunos do 4º ano redigiram um texto instrucional e as restantes crianças também realizaram trabalhos relacionados com a vivência deste dia.




















quarta-feira, 19 de outubro de 2011

«Monte(muro) de leituras»






O Cfae Castro Daire/Lafões, em parceria com a Biblioteca Municipal , o Município e o Agrupamento de Escolas de Castro Daire, organizaram o seguinte evento formativo:

Título: Monte(muro) de Leituras - Encontro de Bibliotecas
Destinatários: Professores de todos os grupos de recrutamento e Bibliotecários.
Data: 28 e 29 de Outubro de 2011
Local: Auditório do Centro Municipal de Cultura em Castro Daire

Foi efectuado o pedido de acreditação da actividade junto do CCPFC (0,6 créditos - 15 horas)

Está aberto o prazo de inscrição até ao dia 24 de Outubro.


CFAE Castro Daire/Lafôes
tel: 232728331


Consulte o Programa e aceda à Ficha de Inscrição.


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A importância de regras


Dado que a existência de regras e de limites é a base para uma boa educação, os meninos da sala 1 de S. João de Lourosa, definiram um conjunto de regras com o objetivo de manterem a disciplina, o respeito pelo próximo e de saberem conviver em sociedade.

Jardim de Infância de S. João de Lourosa


Celebrando a chegada do outono


Sendo a estação do outono simplesmente bela porque a natureza se veste de todas as cores, os meninos de S. João celebraram a chegada da nova estação saindo pela localidade, à procura do espetáculo da mudança das cores das folhas das árvores e das colheitas que, dia após dia, as pessoas do campo realizam. De regresso ao Jardim de Infância, as crianças reproduziram, de diversas formas, pedaços de outono.


Jardim de Infância de S. João de Lourosa



















A Galinha Ruiva


No âmbito da realização dos trabalhos relacionados com a semana da alimentação, abordámos a mensagem veiculada na história - A Galinha Ruiva, destacando os valores da cooperação e da amizade verdadeira. Houve momentos para as crianças reproduzirem a história, com recurso ao fantoche da personagem principal, e desenharem os pintainhos. Como do grão se faz o pão e também se fazem pipocas, no final do dia, lá apareceu um prato cheio delas.












quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Palestra “O quartzo na Ciência, na Tecnologia e na Arte”







No próximo dia 19 de outubro de 2011, pelas 14h15m, vai decorrer no Polivalente da Escola Secundária de Viriato a palestra intitulada: “O quartzo na Ciência, na Tecnologia e na Arte”, dinamizada pelo Professor Doutor Galopim de Carvalho e organizada pelos docentes do grupo 520.

Esta atividade encontra-se dirigida, sobretudo, para os professores das escolas básicas e secundárias da região de Viseu.


Inscrições abertas até dia 17 de outubro de 2011 (telefone: 232418330 - ESV) ou e-mail:
palestraprofgalopim@gmail.com.


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dossiers Arquivadores


Cada criança personalizou o seu dossier com a representação gráfica da figura humana. O dossier, para além de arquivador, funciona como um documento pessoal que a criança vai construindo e que reflete, simultaneamente, o desenvolvimento e o progresso nas aprendizagens e nas competências, assim como as temáticas que são abordadas.



terça-feira, 11 de outubro de 2011

CONGRESSO (DES)ENVOLVIMENTO









Para ver o programa, clique nas imagens.

Inscrição:
15€* até 11 de Novembro de 2011
20€* a partir de 11 de Novembro de 2011
* valor totalmente revertido para o projecto social "Formação e certificação laboral de jovens com Necessidades Educativas Especiais"

Organização:
5 SENTIDOS - Espaço de Intervenção e Reabilitação Psicoeducacional
Largo do Rossio, 64, 1º Andar - Mangualde
Tel: 232 617 400 Email: mangualde.5sentidos@hotmail.com


Uma divulgação da professora: Isabel Rodrigues

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

DIGITINTA



A Digitinta é uma actividade, por excelência, bastante apreciada por todas as crianças. Exploram texturas, sensações, a cor, a criatividade...E ainda se divertem!

Foi fantástico pintar com as mãos, desenhar com os dedos, limpar, voltar a desenhar, sujarmo-nos todos de tinta!!!


Aqui fica a receita para os pais fazerem lá em casa:
Farinha ;
Água;
Tinta;
Detergente da loiça.
(misturar todos os ingredientes até ficar uma massa fofinha)




Jardim de Infância de Loureiro


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Porta-retratos

Para o quadro das presenças, escolhemos fazer molduras com cartão canelado e ráfia natural.







A arte de transformar

Para identificarmos os cabides de cada de criança, este ano letivo, pensámos em reaproveitar os velhos cds, que a professora Isabel da Educação Especial nos trouxe. Foi uma forma de protegermos o ambiente e o Planeta Terra e de, simultaneamente, desenvolvermos a veia artística que existe em todos nós. A originalidade dos cds, que aqui partilhamos, foi inspirada no sol e nas tonalidades do outono.




terça-feira, 4 de outubro de 2011

Vinha do Dão


Como as Terras de Silgueiros se encontram situadas na Zona Demarcada da produção dos vinhos do Dão, e são muitas as famílias que se dedicam ao cultivo da vinha, quisemos reproduzir uma dessas paisagens no nosso Jardim de Infância, com recurso a diferentes materiais, como forma de manter vivas as tradições culturais desta região, que vão desde as vindimas, à pisa das uvas e ao depósito do vinho nas cubas das adegas.

sábado, 1 de outubro de 2011

Homenagem

No último dia do mês de setembro, em jeito de celebração da despedida do seu local de trabalho – a Escola de Lages - a Sra. Maria, que este ano viu chegar a sua tão merecida aposentação, quis oferecer a toda a Comunidade Educativa, um almoço de confraternização.




Crianças, assistentes operacionais e docentes reuniram-se à volta da mesa para saborearem petiscos e iguarias confecionados pela própria homenageada, e para agradecerem o empenho e o trabalho de uma pessoa que dedicou a sua vida em benefício dos outros. A Sra. Maria ajudou a fazer da escola um local acolhedor e uma segunda casa para as crianças, que durante várias gerações vieram ao seu encontro.




Com o intuito de agradecermos a sua dedicação, oferecemos-lhe uma simples lembrança, para mais tarde recordar o tempo em que esteve ao serviço da escola pública, sobretudo quando a nostalgia e a saudade se fizerem sentir.




Por tudo, o nosso MUITO OBRIGADA!













Encontro intergeracional


No âmbito da comemoração do Dia Internacional do Idoso, as crianças do Estabelecimento Educativo de Lages, deslocaram-se ao recém construído Lar da Terceira Idade, pertencente à Associação Cultural e Recreativa de Lages de Silgueiros, para num momento de encontro solidário de diferentes gerações, procederem à leitura dialogada da história intemporal Avós, de Chema Heras, com ilustração de Rosa Osuna, da Editora Kalandraka.


Chema Heras relata em Avós a terna história de dois velhinhos, Manuel e Manuela, que aceitam com naturalidade as marcas dos anos. Numa incursão ao texto poético, Avós ensina-nos a encontrar a beleza através dos olhos do amor.


Esta atividade trouxe à memória estilos de vida, saberes e valores, avivando a perceção dos limites e as possibilidades de cada um no seu tempo - as crianças abordando a sua vivência, e os idosos transcendendo o hoje através da lembrança das próprias experiências do passado. O encontro intergeracional permitiu quebrar o isolamento dos idosos e levou as crianças a praticar um ato solidário.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...