terça-feira, 24 de julho de 2012

IV Encontro Qualidade em Educação de Infância: a experiência de brincar



20 de Outubro de 2012, sábado, no Auditório Bissaya Barreto, em Bencanta, Coimbra.


Este Encontro pretende debater a importância de brincar na vida das crianças.
Um enorme corpo de pesquisa sustenta a importância do brincar como facilitador de aprendizagem e desenvolvimento, e afirma que a sua ausência é um obstáculo ao desenvolvimento de indivíduos saudáveis e criativos.

Apesar disso, existe hoje uma preocupação, por vezes excessiva, com a segurança e com a consequente estruturação dos espaços e tempos das crianças, deixando pouca ou nenhuma oportunidade para brincar. Os adultos procuram limitar os espaços, fechando-os, e a atividade da criança, reduzindo-a a atividade cognitiva. 


Ken Robinson afirma que a escola tende a matar a curiosidade e o interesse da criança pelo que se passa fora das suas paredes. Mas, se protegermos demasiado, a motivação, o ímpeto exploratório, a curiosidade, extinguem-se. A pesquisa em neurociência demonstra que brincar faz aumentar as estruturas neurais e é um andaime para o desenvolvimento. Brincar não é por isso supérfluo ou sem sentido, como muitas vezes se afirma, mas um meio de praticar competências que irão ser necessárias ao longo da vida. 


Precisamos por isso de uma pedagogia aberta ao mundo e à vida, que ensina a lidar com os riscos e que coloca o brincar no centro do currículo, de uma pedagogia que enriquece e estimula o brincar da criança e permite, nas palavras de Vygotsky, que o pensamento se eleve “uma cabeça acima de si mesmo”.

Documentos disponíveis:


. Cartaz 

Uma divulgação da educadora: Maria de São José


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