quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dois livros da colecção Ciência & C.ª








Primeiras aventuras em Ciência e Pintura
"Primeiras aventuras em Ciência e Pintura" marca o lançamento da colecção Ciência & C.ª. Regista actividades que um grupo de crianças, dos 7 aos 12 anos, desenvolveu durante uma semana de férias com Ciência no Exploratório, com a colaboração do Pintor Mário Silva.






Perguntas de miúdos para graúdos - I
Diálogos entre um avô e uma neta, à volta de perguntas – algumas embaraçosas – que a criança vai colocando e que fazem apelo à Ciência e à Religião.




(…) Curiosos passeios de um avô com uma neta: passeios físicos, afectivos e mentais em que as perguntas espreitam a cada curva, para serem apanhadas pela neta e endossadas ao avô. Podem ser muito embaraçosas. É necessário estar preparado para elas: saber elogiar a curiosidade e a capacidade de reflexão da criança, esboçar uma primeira resposta, acarinhar novas perguntas, praticar a procura em conjunto, admitir as limitações do conhecimento e, nestas circunstâncias, viver com opiniões diversas (... ).
(…) É, assim, que Ciência e Religião são os dois domínios aqui abordados, em resposta à criança como curioso militante, sem separação visível, antes aproximadas pelas limitações ou incertezas (Prefácio).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...