segunda-feira, 28 de maio de 2012

III Curso Cidadania e Segurança (IIICCS) – Formação de Professores Acreditada para os Ensinos Básico e Secundário (Porto)



O Instituto da Defesa Nacional (IDN) vai promover, entre 9 e 13 de Julho, o III Curso Cidadania e Segurança (IIICCS), Curso Acreditado de Formação de Professores para os Ensinos Básico e Secundário, que decorrerá nas suas instalações do Porto (Castelo de São João Baptista, Foz do Douro, Esplanada do Castelo, 4150-196 Porto), entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 16h30.
O Curso de Formação, na âmbito da Educação para a Cidadania, visa sensibilizar os professores para as matérias de Segurança e Defesa, e em simultâneo, desenvolver a Cultura de Segurança e Defesa.
O Curso de Formação foi acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, registo CCPFC/ACC-66843/11, e está em acordo com o Regime Jurídico de Formação Contínua de Professores.
Para a frequência do III CCS é devido o pagamento de uma propina única no valor de 100,00 Euros.
As candidaturas estão abertas entre 14 de Maio e 3 de Junho de 2012.


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Feira do Livro




A Câmara Municipal de Viseu apresenta a Feira do Livro.2012, em colaboração com as Bibliotecas Escolares e os Livreiros do Concelho, a realizar de 24 de maio a 10 de junho, no Parque Aquilino Ribeiro, com o horário durante a semana: 10h00/20h00, Sábado: 10h00/22h00 e Domingo: 10h00/20h00.
Consulte o programa.




quinta-feira, 24 de maio de 2012

Visita ao Museu Grão Vasco

Foi nas manhãs dos dias 22 e 23 de maio que as crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Silgueiros, visitaram uma parte do espólio do Museu Grão Vasco. As crianças entraram no mundo da arte, com a abordagem a algumas esculturas e quadros, com particular destaque para o quadro da Menina de Madrazo e para o autorretrato do Pintor José de Almeida Furtado (Pintor Gata). 

A visita revelou-se muito atrativa para as crianças, com momentos lúdicos, em que os visitantes tiveram uma participação ativa, nomeadamente na reprodução do quadro representativo da Natureza Morta. De regresso ao Jardim-de-Infância, as crianças foram convidadas a realizar um desenho inspirado nas obras de arte, observadas no Museu.










terça-feira, 22 de maio de 2012

Visita de estudo a Aveiro

No dia 18 de maio, sexta-feira, realizámos a nossa visita de estudo a Aveiro. Visitámos a FUNCERAMICS, com o objetivo de conhecer esse espaço cerâmico. 
 Antes de iniciarmos a visita lanchámos, a seguir fomos conhecer os diferentes espaços: a roda do oleiro usada para fazer caçoilas, vasos, jarras, frigideiras e outros utensílios de utilidade doméstica. As magníficas peças tomam forma através das mãos habilidosas do mestre oleiro, o senhor Adelino.

 Em outro atelier assistimos e colaborámos na elaboração de um peixinho e depois procedemos à sua decoração. Seguidamente, elaborámos bolas anti-stress.
 Por fim, com o engenheiro Paulo, pudemos assistir a truques de magia, experiências, trabalhos em gesso … 

À hora do almoço fomos para um parque junto do porto de Aveiro, para aí saborearmos as nossas merendas e brincarmos. De tarde fomos conhecer o espaço dedicado aos ovos-moles e à doçaria tradicional, a OFICINA DO DOCE, situada no centro da cidade. Neste espaço tivemos a oportunidade de conhecer toda a história associada ao típico doce aveirense. 

Além de assistirmos a um filme sobre a história dos ovos-moles, pudemos ver ao vivo e participar na sua forma de fabrico, nomeadamente no enchimento das hóstias em forma de conchas, búzios…, bem como saborear esta especialidade que faz crescer água na boca! Todos adorámos esta inesquecível visita de estudo! 

 EB1 de Lages

SÁBADOS COM CIÊNCIA - "Darwin aos tiros e outras histórias"


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Festa dos Museus em Viseu


Numa parceria entre a Câmara Municipal de Viseu, Museu de Grão Vasco, Diocese de Viseu - Departamento de Bens Culturais, Tesouro da Misericórdia  - e Museu de Silgueiros, foi preparado um vasto programa de iniciativas para assinalar a “Festa dos Museus”, em Viseu, entre os dias 17 e 20 de Maio.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

O teatro vai à escola

Árvoreser é um espetáculo para crianças, do Teatro Viriato, passível de ser apresentado em contexto de sala de aula, que faz o cruzamento da interpretação com a ilustração em tempo real e que conta a história de um rapaz que certo dia decide subir às árvores e nunca mais pôr os pés no chão, enquanto for vivo. Partindo desta personagem, o espetáculo estabelece dinâmicas que privilegiam a relação da intérprete com a ilustradora, surgindo a ilustração performativa como meio facilitador da apreensão da mensagem pelo público-alvo que, no dia 14 de maio, foi constituído pelas crianças dos Jardins de Infância de Oliveira, Loureiro e Lages de Silgueiros.





terça-feira, 15 de maio de 2012

Para ti ...

 Mãe,
 Para ti, um jardim de encanto, onde as flores não murcham!... 


 Meninos do Jardim de Infância de Loureiro.












segunda-feira, 14 de maio de 2012

VII Congresso Neurociências e Educação Especial em Viseu




VII Congresso Neurociências e Educação Especial em Viseu, no Teatro Viriato nos dias 19 e 20 de Maio.


O VII Congresso de Neurociências e Educação Especial PsicoSoma 2012 visa abordar as inovações desenvolvidas na área da educação especial, os projetos inovadores, novas ferramentas e aplicações, bem como estudos inovadores e actuais, de modo a possibilitar ao público dois dias de atualização.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Para a mãe

Os meninos do 1º Ciclo realizaram uma bonita moldura para oferecerem à sua mãe.




Cravos túnicos

Numa manhã de primavera, a professora Isabel surpreendeu-nos com a dádiva de um castanheiro e de vários cravos túnicos, a quem manifestamos o nosso agradecimento. O castanheiro, plantámo-lo junto ao muro para que quando crescer e se tornar uma árvore frondosa, os meninos possam brincar à sua sombra, os passarinhos possam fazer os ninhos e todos respiremos ar puro. Com os cravos, fizemos uma sebe à nossa horta, que passa, agora, a ser uma horta-jardim!






quarta-feira, 9 de maio de 2012

1.ªs JORNADAS VERDES DE POMBAL


A ANP - Secção Litoral , em parceria com as escolas e autarquias do concelho de Pombal vai realizar  nos dias 25 e 26 de maio de 2012, no Mini-Auditório do Cine-Teatro de Pombal as 1.ªs Jornadas Verdes de Pombal subordinadas ao tema  “Educação para o desenvolvimento sustentável - água, território e qualidade de vida”.

Este evento tem como principal objetivo proporcionar um espaço de troca de saberes, de experiências diversas e, especialmente, será uma ocasião de ligação da Escola ao território, no reconhecimento da importância que a formação contínua desempenha, proporcionando aos educadores e professores uma oportunidade de desenvolvimento profissional.

Destinatários (dois tipos):

Docentes de todos os niveis de ensino e áreas disciplinares que obterão apenas o certificado de presença.
Docentes do Pré-escolar (100), e do ensino básico e secundário grupos 110, 230, 420, 510 e 520  que obterão um certificado de frequência de uma ação de formação de 15horas o que corresponderá a 0,6 uc.

Inscrições 

As inscrições devem efetuar-se através  da página da ANP :


*A ficha de inscrição deve ser preenchida on-line no seguinte link: http://www.anprofessores.pt/portal/PT/895/EID/125/DETID/9/default.aspx



A inscrição inclui a:

Visita orientada à praia Osso da Baleia e Mata do Urso – Carriço
Formação creditada pelo Conselho Científico da Formação Contínua 0,6 uc
Certificado de presença

O programa segue em anexo e pode consultar no link: http://www.anprofessores.pt/portal/PT/895/EID/125/DETID/2/default.aspx

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dia da Mãe no Jardim de Infância de Oliveira de Barreiros


Para comemorar este dia tão especial as crianças fizeram um raminho de flores de papel e um lindo cartão para oferecer à mãe. Aprenderam também este bonito poema para dizer à mãe. 


 Poema

 Se eu fosse gente crescida,
 e soubesse falar bem, 
 num abraço te diria
 que te adoro, minha mãe!




sexta-feira, 4 de maio de 2012

Simplesmente Mãe …

As crianças deram o seu melhor para homenagearem a sua mãe e lhe manifestarem o seu carinho. Falaram das coisas que a mãe gosta de fazer e do amor que tem no coração. É no colo das mães que as crianças aprendem as virtudes e os valores pelos quais devem pautar a sua Existência…




















Aprendizagens na primavera

Apesar da Primavera teimar em não vir, nós no Jardim de Infância de S. João de Lourosa, continuamos a trabalhar para ir ao seu encontro... Apresentamos alguns trabalhos alusivos a esta estação do ano e também aos dias especiais que estamos a comemorar: 25 de Abril e dia da Mãe.
Beijinhos dos meninos de S. João e continuação de bom trabalho.















quinta-feira, 3 de maio de 2012

TEDxCoimbraSalon - "Educação, que futuro?",







TEDxCoimbraSalon, com o tema "Educação, que futuro?", no Centro Educação e Cidadania da Mamarosa, Oliveira do Bairro
Sábado, 5 de Maio de 2012

O ponto de partida deste evento é: Que evolução se prevê para a educação que temos hoje por tradicional?
Há várias questões relevantes para o futuro das escolas na Europa, designadamente sobre competências-chave, inclusão social e o papel dos professores. A educação tem que se adaptar às necessidades das sociedades que serve. Analisar, discutir e descobrir novos caminhos para a educação é o objectivo deste TEDxCoimbraSalon. 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

XIII FESTIVAL DE TEATRO JOVEM



Tendo como objetivos fundamentais a promoção de uma política assente na valorização e apoio às iniciativas culturais dos jovens, com o sentido de dar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido no campo teatral pelos grupos de jovens nas Escolas e Associações em que se encontram integrados e tendo em vista a descoberta de novos valores no e para o teatro, a Câmara Municipal de Viseu promove de 4 a 31 de maio a 13ª edição do FESTIVAL DE TEATRO JOVEM.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...