sexta-feira, 30 de março de 2012

Iª Gala de Beneficência organizada pelo Rotary Club de Viseu




No dia 30 de Março 2012, pelas 21 horas, ocorrerá na Aula Magna, do IPV a Iª Gala de Beneficência, organizada pelo Rotary Club de Viseu, cujas receitas reverterão a favor da APPDA-V e do Centro Hípico Rio de Loba.

O programa constará de atividades musicais e de dança.

Os bilhetes custam 5€ e encontram-se à venda na sede do Rotary Club de Viseu e na APPDA-V. Reservas através: 232452069 / 927404731 ou appdaviseu@gmail.com




quinta-feira, 29 de março de 2012

VIA SACRA NA CIDADE DE VISEU



PELO GRUPO DE TEATRO “ONDAS DO CAMPO”


QUADROS:

1º- JULGAMENTO E CONDENAÇÃO DE JESUS
(ESCADARIA DA IGREJA DOS TERCEIROS)

2º - ENCONTRO COM SUA MÃE, COM A VERÓNICA
E COM AS MULHERES DE JERUSALÉM
(JARDIM DAS MÃES)

3º - JULGAMENTO DE JESUS NA“PRAÇAPÚBLICA”
(PRAÇA 2 DE MAIO)

4º - O CIRENEU AJUDA JESUS A LEVAR A CRUZ
(PRAÇA D. DUARTE)

5º - CRUCIFIXÃO E MORTE DE JESUS
(LARGO DA SÉ)

6º - RESSURREIÇÃO DE JESUS
(LARGO DA SÉ)


ORGANIZAÇÃO: CÂMARA MUNICIPAL DE VISEU E PARÓQUIA DO CAMPO
COLABORAÇÃO: CENTRO HIPICO DE VISEU



Uma divulgação da educadora: Isolda


Eu dou, Um Livro Por Um Sorriso




Desde 1 de Março até 15 de Abril, a Associação “Karingana Wa Karingana”, em cooperação com o governo de Timor e tendo como parceiro os CTT, promove a campanha de recolha de livros para Timor “Um Livro, Um Sorriso”.

Assim, se tens (e porventura já não queres) os seguintes livros:
enciclopédias;
gramáticas;
dicionários;
livros técnicos;
atlas;
manuais escolares de português e matemática;
livros infantis;
banda desenhada;
literatura de autores portugueses...

... só tens de te dirigir a uma estação dos CTT e entregá-los ao balcão. Os CTT assumem o resto e tratam de os enviar para Timor, onde a Associação, com a preciosa colaboração da GNR, distribuirá os livros por todo o país.

No ano em que se comemoram os 10 anos da independência de Timor-Leste e os 500 anos da chegada dos portugueses a Malaca e à ilha de Timor, sejamos solidários e estreitemos os laços da lusofonia. Afinal, há algo de maior que nos une: a língua portuguesa. Partilhemos, com um povo que de nós tudo merece, o bem maior de todas as nações: o conhecimento.
Não deixem de contribuir e de divulgar a iniciativa.

Uma divulgação da educadora: Maria de São José




Ovos da Páscoa


Ao aproximar-se o tempo da Páscoa, as crianças do Jardim de Infância e do 1º CEB de Lages, participaram no jogo dos Ovos da Páscoa. Foi um jogo muito divertido, porque as crianças estiveram muito envolvidas e empenhadas em encontrar os ovos escondidos, ficando radiantes cada vez que os encontravam. No final, e em jeito de recompensa, levaram para casa um presente doce!





A importância do pai

Parece não haver dúvida de que a presença do pai é significativa para o desenvolvimento da criança. Numa conversa informal sobre o papel e a importância do pai, percebemos que estas crianças estabelecem interações muito diversas com a figura paterna: “ o pai brinca comigo; leva-nos no carro ao Palácio do Gelo; eu e o pai fazemos o puzzle do Homem Aranha”. Para comemorar o dia do pai, as crianças realizaram uma pequena lembrança para agradecerem o carinho do seu pai.




Para mais tarde recordar …

Para mais tarde recordar, colocamos neste arquivo algumas imagens da FEIRA À NOSSA MODA.
















FEIRA À NOSSA MODA – Uma atividade de sucesso

Na manhã do dia 21de março, no Agrupamento de Escolas de Silgueiros, realizou-se mais uma FEIRA À NOSSA MODA, que envolveu toda a comunidade educativa e diversas entidades parceiras do Agrupamento.

A Feira à Nossa Moda tem vindo a constituir-se como uma tradição, já enraizada neste Agrupamento de Escolas, que este ano superou as espectativas de todos os participantes, talvez pelo facto de ter sido subordinada a vivências temáticas: o pré-escolar centrou-se nas Histórias Tradicionais; o 1º CEB nos Figuras da Corte e o 2º e 3º CEB em Personagens da Literatura.

A exibição de atividades lúdicas, a exposição de artesanato, a participação de diferentes grupos musicais e a comemoração da chegada da primavera, com a plantação de árvores, contribuíram para o sucesso desta atividade, que culminou com um agradável almoço-convívio, no espaço exterior da escola, acompanhado por um brilhante sol de primavera.





quarta-feira, 28 de março de 2012

IMAGINARY: MATEMÁTICA E NATUREZA




Trata-se de uma exposição sobre a matemática e as formas que encontramos na natureza. Constitui uma oportunidade para aprender conceitos básicos sobre geometria e álgebra de forma lúdica e apelativa.
O museu promove visitas guiadas à exposição, bem como uma série de actividades paralelas que serão divulgadas oportunamente. As marcações podem ser feitas através do telefone 239 85 43 50 ou do e-mail
geral@museudaciencia.org


“IMAGINARY” convida o visitante a descobrir as equações matemáticas que estão na sua origem e a reinventá-las através de software interactivo. As imagens são confrontadas com colecções de conchas, minerais e modelos de cristais de formas geométricas do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Uma divulgação da educadora: Maria de São José

terça-feira, 27 de março de 2012

Colóquio «Literatura e Ciência»


No Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (sala 2.0.3), na tarde do dia 27/3 (terça-feira).


O Departamento de Línguas e Culturas e o Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, no âmbito do projecto “Dioscóridese o Humanismo Português: os Comentários de Amato Lusitano”, uniram esforços com o objectivo de proporcionar uma reflexão alargada sobre as relações entre Literatura e Ciência, a partir da organização de um ciclo de conferências dedicado a este tema.


A concepção primitiva do papel do poeta e da poesia, originária de um tempo em que a prosa não tinha ainda sido inventada, está presente desde os alvores da civilização helénica. Esta perspectiva reflecte-se nos primeiros textos, com particular incidência nos poemas de Homero e de Hesíodo. Julgava-se que os poetas possuíam inspiração divina e acesso privilegiado a qualquer área do saber. A concepção da autoridade dos poetas nunca desapareceu por completo, se bem que a crença na inspiração divina foi sendo gradualmente substituída pela noção do ingenium, do talento individual de cada poeta.


A Literatura e a Ciência nascem, de facto, de mãos dadas. No século XVI, autores como Amato Lusitano ou Camões recuperam nas suas obras, cada um à sua maneira, esta ligação tão antiga como a arte de escrever, manuseando, com mão diurna e nocturna, os autores greco-latinos de referência, inspirados pelos ideais do Renascimento e pela recém-descoberta de um mundo completamente desconhecido e grandioso.


Das plantas e dos perfumes do mundo antigo, tratados por Teofrasto, Plínio ou Dioscórides, até aos versos inspirados de Camões ou aos amplos comentários de Amato Lusitano à matéria médica há um longo caminho percorrido, feito de avanços e recuos, mas tendo sempre a matriz clássica como uma referência incontornável. Mais tarde, no século XIX, graças à pena de Júlio Verne, Literatura e Ciência entrecruzam-se sob novíssimas perspectivas, ou nem tanto, se pensarmos, por exemplo, na História Verdadeira de Luciano, dando forma a uma sedutora criação literária em que, tantas vezes, a ficção antecipa a realidade.

domingo, 25 de março de 2012

Perspetivas Comunicacionais Inclusivas









Nos dias 14 de Abril e 05 de Maio de 2012, no Auditório Municipal de Tondela, realiza-se o VII Seminário de Educação Especial - Perspetivas Comunicacionais Inclusivas.


Para obter mais informações consulte o site: http://www.eb23-tondela.rcts.pt/ ou http:/cfaeplanaltobeirao.webege.com/



Uma divulgação da professora: Isabel Rodrigues

sexta-feira, 23 de março de 2012

Sábados com Ciência: A História do Aperfeiçoamento Humano



Mais uma sessão de "Sábados com Ciência", neste sábado dia 24 de Março, subordinada ao tema "A História do Aperfeiçoamento Humano". A palestra vai estar a cargo de João Lourenço Monteiro, biólogo e comunicador de ciência no Departamento das Ciências da Vida da UC.

A sessão decorrerá entre as 17h30 e as 19h00, no auditório da Livraria Bertrand (Dolce Vita - Coimbra) e é dirigida a todos.


ENCONTRO VERDE - 2012



A ANP - Secção Sousa e Tâmega em articulação com as escolas do concelho de Felgueiras e CFAESousa Nascente,vai realizar nos dias 20 e 21 de Abril de 2012, no auditório da Biblioteca Municipal de Felgueiras o Encontro Verde 2012 subordinado ao tema "Educação para o desenvolvimento sustentável: interdependência plantas e pessoas".

Este evento tem como principal finalidade proporcionar um espaço de discussão, reflexão e ressignificação de práticas docentes no domínio da educação ambiental.


Destinatários (dois tipos):


Docentes de todos os niveis de ensino e áreas disciplinares que obterão apenas o certificado de presença.
Docentes do Pré-escolar (100), e do ensino básico e secundário grupos 110, 230, 510, 520 e 560 que obterão um certificado de frequência de uma ação de formação de 15horas o que corresponderá a 0,6 uc.

Inscrições

As inscrições devem efetuar-se através da página da ANP :

http://www.anprofessores.pt

*A ficha de inscrição deve ser preenchida on-line no seguinte link: http://www.anprofessores.pt/portal/PT/895/EID/122/DETID/9/default.aspx

*Mais informações sobre inscrições em:http://www.anprofessores.pt/portal/PT/895/EID/122/DETID/3/default.aspx


A inscrição inclui a:
Participação na visita à Escola Ambiental da Carriça - Airães
Formação creditada pelo Conselho Científico da Formação Contínua 0,6 uc
Certificado de presença


Leitura de pais para filhos

Atividades realizadas no Jardim de Infância de Loureiro de Silgueiros, na semana da leitura.


























Coelhos da Páscoa

As crianças do Jardim de Infância de Loureiro de Silgueiros partilham a imagem de bonitos de coelhos da Páscoa.















Atividades realizadas na semana da leitura

Os meninos do Jardim de Infância de Loureiro de Silgueiros partilham imagens das atividades realizadas na semana da leitura.






terça-feira, 20 de março de 2012

Os mistérios da emoção




No âmbito da Semana do Cérebro 2012, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) e o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) convidam o público para um “Café com Ciência” que tem como tema central a neurobiologia das emoções.

Tendo a música como ponto de partida, os participantes vão ser desafiados a fazer um exercício de desconstrução da emoção proveniente da contemplação estética, cuja missão é verificar qual o efeito da música num ser humano ou porque razão há músicas que gostamos e outras que menos gostamos.

A entrada é livre.

A iniciativa realiza-se na Cafetaria do Museu, no dia 21 de março, quarta-feira, pelas 21h30.


A MAGIA DO CONTADOR DE HISTÓRIAS


No dia 07 de Março, no auditório da Junta de Freguesia de Silgueiros, o animador Carlos Henriques, acompanhado pelo seu colega Luís Ribeiro, proporcionou a todas as crianças dos Jardins de Infância do Agrupamento uma manhã muito divertida, cheia de histórias e de surpresas.


De uma grande caixa saíram personagens das várias histórias, que mantiveram crianças e adultos deliciados!


A imaginação e a arte de bem contar uma história cativou o público que participou nesta atividade com grande entusiasmo e alegria.

Pelo Departamento da Educação Pré-escolar,

A educadora: Maria de São José









segunda-feira, 19 de março de 2012

Jardim da Ciência



O Jardim da Ciência é um espaço de educação não formal de ciências que dispõe de módulos exteriores organizados em circuitos temáticos: luz, água e forças e movimento. Dispõe ainda de uma área coberta onde se situa a “Oficina dos Desafios”.

30 de março de 2012
14:00 às 16:00

Descrição: Sessão de exploração do Jardim da Ciência orientada para a preparação de visitas de estudo. Inclui oferta de brochura da coleção “Explorando o jardim da ciência” com atividades para antes, durante e após a visita.

Sessão gratuita

Certificado de participação

Inscrição obrigatória através de formulário disponível em www.ua.pt/jardimdaciencia, até às 12:00 do dia 28 de março.

Local: Departamento de Educação (sala C.1.63 e Jardim da Ciência)

Público-alvo: Crianças de 4 a 12 anos Duração média da visita: 90 minutos Número limite de visitantes: 26
Calendário de funcionamento:
Setembro a fevereiro: 9:30-16:00
Março a julho: 9:00-17:30
*Exceto fins de semana e feriados

Marcação de visita:
Preenchimento de formulário a partir
de www.ua.pt/jardimdaciencia

Contactos Jardim da Ciência Departamento de Educação
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro


234 247 128 www.ua.pt/jardimdaciencia
cidtff-jardimdaciencia@ua.pt


quinta-feira, 15 de março de 2012

FEIRA À NOSSA MODA





No Agrupamento de Escolas de Silgueiros, no dia 21 de março, das 9h às 12h, realiza-se A Feira à Nossa Moda que pretende levar a cabo um conjunto de atividades que envolva todos os elementos da comunidade escolar, criando um momento de partilha e convívio.


As entidades convidadas, Bombeiros, GNR, Exército e CMV, fazem- se representar com uma mostra da sua atividade, como parceiras deste Agrupamento e como entidades públicas, representantes dos órgãos de soberania, de interesse para toda a comunidade.



P r o g r a m a
9h15min— Abertura solene da Feira

9h30min— Concurso melhor caracterização —
Avaliação pelo júri

Ao longo da feira….

Venda de produtos Exposição de artesanato Insufláveis (pré-escolar e 1ºCEB)
Pinturas faciais (pré-escolar e 1º CEB)

Demonstração de atividades dos Bombeiros
Municipais

Demonstração de atividades do Exército Demonstração de atividades da GNR Animação de Rua
Plantação de Árvores Jogos Tradicionais Encontro de Música

Final da feira...

A partir das 12 h - Almoço ao ar livre para os alunos e professores do agrupamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...