sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Carnaval em S. João de Lourosa


Este ano letivo, os Meninos, os Educadores/Professores, Auxiliares e Encarregados de Educação do Jardim de Infância e EB 1 de S. João de Lourosa comemoraram o Carnaval desenvolvendo um projeto inédito! Projeto esse que consistia em cada criança criar/ elaborar os seus próprios disfarces, obedecendo a um tema, histórias tradicionais, e desfilar com os mesmos perante um júri, exterior à escola, que escolheria os 3 mais criativos...
A participação de todos foi extraordinária, com enorme empenhamento dos encarregados de Educação, e a criatividade e alegria foi bem visível.










quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

As TIC e as tecnologias de Apoio



O Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, em colaboração com a Ludomedia realiza a 2ª Edição do Curso de Formação “AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS”.


Este curso de formação, de carácter prático, aborda diferentes perspetivas da utilização das TIC e Tecnologias de Apoio na Educação de Alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).

É dirigido a todos os docentes de ensino Pré-escolar, 1º, 2º e 3º CEB e Secundário, Terapeutas, Psicólogos e outros Técnicos ligados à educação de alunos com NEE.
Abrange um leque diversificado de soluções tecnológicas (na sua maioria gratuitas) para o apoio a alunos com problemas de aprendizagem dos diferentes níveis de ensino básico, sendo abordadas soluções para apoio de alunos com limitações funcionais a nível da mobilidade, sensorial e cognitivo, bem como de alunos com dificuldades de aprendizagem, sobredotação, risco social e baixo rendimento escolar.


Este curso, a realizar nos meses de Março e Abril, tem duração de 34 horas presenciais e trabalho online autónomo. O horário presencial desenrolar-se-á em módulos de 4 horas que terão lugar nas manhãs dos sábados.


O Curso de Formação AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS é acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua com o número CCPFC/ACC-65625/11 e sua conclusão com aproveitamento atribui 1,4 créditos.
A frequência do curso é limitada a 20 vagas e a inscrição deve ser realizada através do preenchimento do seguinte formulário até ao dia 23 de Fevereiro de 2012.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (valor da inscrição poderá ser pago em duas prestações).
Antes de proceder à inscrição leia com atenção o regulamento e folheto informativo do curso.


Uma divulgação da professora: Isabel Rodrigues


Sábados com Ciência



No próximo sábado, dia 25 de fevereiro, mais uma sessão da iniciativa "Sábados com Ciência".
Esta iniciativa, promovida e moderada por António Piedade, conta com a presença do Doutor João Fernandes, Astrónomo, Professor no Departamento de Matemática e Diretor do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.



17h30 - Auditório da Livraria Bertrand - Dolce Vita. Coimbra.


Carnaval 2012



Mais uma vez, pelo terceiro ano consecutivo, as crianças de Silgueiros marcaram a sua presença no Desfile de Carnaval organizado pela Câmara Municipal de Viseu, que ofereceu a todas as crianças uma lembrança, como reconhecimento do seu empenho e dos seus professores. Este ano, o nosso disfarce estava relacionado com o tema - Alimentação Saudável. Uns doces moranguitos alegraram e coloriram as principais ruas e praças da cidade.













quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

P de Poesia

No dia 14 de fevereiro, as crianças da educação pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Silgueiros, participaram numa sessão de teatro que transbordava poesia … P de Poesia, era o nome da peça, apresentada pelo grupo de teatro TRIGO LIMPO, da ACERT.


O espetáculo realizou-se no Auditório da Junta de Freguesia de Silgueiros, dado que se trata de uma criação possível de ser apresentada em espaços não convencionais, conjugando a representação com o cenário, que serviu de pano de fundo a cada poema.


O trabalho baseou-se em vários autores portugueses, desde Álvaro de Campos a António Gedeão, passando por Eugénio de Andrade, entre outros. Os poemas foram apresentados de forma lúdica, veiculando pequenas histórias do agrado de crianças e adultos.










quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O corpo humano

O tempo da educação pré-escolar é o tempo ideal para se iniciar a aquisição de múltiplas aprendizagens. Desta vez, a partir de uma abordagem aos cinco sentidos, as crianças adquiriram conhecimentos sobre o corpo humano, identificaram as diferentes partes do corpo e usaram o vocabulário adequado para as nomear, reconhecendo as principais diferenças entre o corpo dos meninos e o das meninas. Sabem, agora, que é o coração que empurra o sangue para todas as partes do corpo e que, quando ele parar, a vida acaba…

















terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Uma flor para a mãe



As crianças do Jardim de Infância de Oliveira de Barreiros ajudaram a fazer as tradicionais flores dos namorados no dia de S. Valentim e cada uma vai oferecer uma flor à mãe.



Semana dos afetos


No Agrupamento de Escolas de Silgueiros, partindo da celebração do Dia de S. Valentim, fez-se uma sensibilização para os vários tipos de sentimentos, emoções e afetos que as pessoas podem nutrir umas pelas outras, com particular destaque para o amor. Como desde sempre as flores estiveram associadas a este sentimento, participámos na exposição sobre esta temática, realizada na BE/CRE, com rosas que não foram criadas no jardim…














sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MATEMÁTICA: A CIÊNCIA DA NATUREZA

O Serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian realiza de fevereiro a outubro de 2012 um ciclo de conferências subordinado ao título MATEMÁTICA: A CIÊNCIA DA NATUREZA, no qual participarão reconhecidos cientistas portugueses.

A primeira conferência – Trazer o céu para a terra – terá lugar no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 15 de fevereiro, às 18h00, e será proferida pelo Prof. Doutor Henrique Leitão, da Universidade de Lisboa.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CRIANÇAS E INTERNET EM PORTUGAL





No âmbito do Dia Europeu da Internet Segura, as Edições MinervaCoimbrae a Equipa portuguesa do Projecto EU Kids Online, lançam o livro Crianças e internet em Portugal: Acessos, usos, riscos, mediações, organizado por Ana Jorge, Cristina Ponte, Daniel S. Cardoso e José Alberto Simões.

Resumo: Em que locais acedem as crianças à internet, dentro e fora de casa? Que usos fazem da rede? Quando incorrem em riscos, como lidam com eles? E que influência têm os seus pais, professores, amigos e outras fontes de informação nos modos como usam a internet? Este livro responde a estas questões, discutindo resultados nacionais do inquérito europeu do Projecto EUKids Online, que escutou cerca de 25 mil crianças (9-16 anos) e um dos seus país, nas suas casas, em 25 países, entre os quais Portugal, em 2010.



Às análises realizadas pela equipa portuguesa, juntam-se os comentários de especialistas e de entidades como a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, o Instituto de Apoio à Criança, o Ministério da Educação ou a Polícia Judiciária. A segurança das crianças na internet diz respeito às famílias, escolas, entidades governamentais, Polícia, indústrias do digital, monitores de espaços informais e muitas outras entidades - incluindo as próprias crianças e os seus direitos de cidadania.


Saber lidar com os riscos da internet evitando que constituam situações danosas é condição necessária para que usufruam plenamente as oportunidades da rede, respeitando-se a si e aos outros. Escrita numa linguagem acessível e tornando claros os conceitos usados no Projecto EU Kids Online, esta obra favorece um conhecimento sustentado sobre a realidade portuguesa de um fenómeno que faz parte dos modos contemporâneos de crescer: aceder aos meios digitais e saber tirar partido das suas potencialidades.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Chá de limão

Em Silgueiros, a agricultura ocupa uma boa parte da mão-de-obra local, isto porque a sua localização e clima assim o permitem. Não só a vinha e a produção de azeite se constituem como riqueza do património natural; pois, também a abundância de citrinos, desde as laranjeiras, tangerineiras e limoeiros fazem parte desta paisagem. A Marta e a Sara surpreenderam-nos com um saco de limões que aproveitámos para o chá da tarde, depois de, com eles, realizarmos algumas atividades pedagógicas.







Saberes fundamentais




Areal Editores relembra que o ciclo de Ações de formação "Saberes fundamentais", no âmbito da disciplina de Ciências Naturais do 3.º Ciclo, realiza-se já no próximo dia 11 de fevereiro das 9h00 às 12h45, no Hotel Montebelo em Viseu.

Conheça em pormenor o programa e se ainda não estiver inscrito proceda à
sua inscrição aqui.







A inscrição na referida ação é gratuita e limitada.


As inscrições serão consideradas por ordem de chegada.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

À procura das letras

A oportunidade das crianças imitarem a escrita e a leitura e de se envolverem em atividades informais de literacia pode facilitar a emergência de competências relacionadas com a linguagem escrita, na medida em que começam a interiorizar ideias claras sobre para que serve este tipo de linguagem, criando, simultaneamente, um melhor relacionamento com os códigos e as técnicas da escrita.


























quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

9.º Encontro de Educadores de Infância


A Areal Editores informa que as duas edições do 9.º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1.º ciclo do ensino básico se realizam nas seguintes datas:

3 de março: Porto das 8h30 às 17h30, na Exponor
24 de março: Lisboa das 8h30 às 17h30, na Culturgest

Inscreva-se neste grande evento.
Participe, conheça em pormenor o programa e proceda à sua inscrição
aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...