terça-feira, 29 de novembro de 2011

II Gala APPACDM | 30 de Novembro 2011 | Teatro Viriato










Participe neste grande evento anual da APPACDM de Viseu.
A causa a abraçar é no âmbito da primeira residência para pessoas portadores de deficiência autónomas, tal como a Gala do ano anterior.

Bilhetes à venda na sede da APPACDM de Viseu e no Teatro Viriato das 13h às 19h.



COMBUSTÃO DE UMA VELA DENTRO DE UM COPO


Comemorámos o Dia Nacional da Cultura Científica com a experiência da combustão da vela dentro de um copo.

Material
1 vela
1 prato
Fósforos
1 copo alto
Água com pigmento

Problema
O que é a combustão? Qual a condição necessária para que haja combustão?
O que acontece à vela acesa depois de lhe colocarmos a copo?
As crianças deram as suas sugestões e de seguida observámos o que aconteceu.

Procedimento
Colocámos a vela acesa num prato.
Depois tapamos a vela com um copo.
A vela apagou-se.


Conclusão
A vela apagou-se porque lhe faltou o oxigénio, condição indispensável para haver combustão.




















Depois, repetimos a experiência colocando água com pigmento no prato.


Observação
De facto, a vela voltou a apagar-se porque as coisas para arderem precisam de oxigénio e quando tapamos a vela com o copo o oxigénio faltou e a vela apagou-se.
A água subiu e foi ocupar o espaço do oxigénio dentro do copo.
As crianças deram conta que após a combustão o copo ficou embaciado e que se propagou um cheiro no ar, consequência da formação do dióxido de carbono.















domingo, 27 de novembro de 2011

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Município de Viseu em parceria com as Instituições de Viseu da área da deficiência, prepararam um programa cujas atividades decorrerão em vários locais, nos dias 30 de novembro, 2, 3, 4 e 9 de dezembro, tendo como objetivo a sensibilização para a adoção de medidas e desenvolvimento de procedimentos conducentes à eliminação de barreiras arquitetónicas e urbanísticas no espaço público, nos transportes, nas tecnologias da informação, comunicação e design. Em suma, procuram-se criar dinâmicas geradoras de inclusão.



Consulte o programa.




quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dia Nacional da Cultura Científica





Hoje, dia 24, Dia Nacional da Cultura Científica, as entradas no Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra - são gratuitas (período alargado até às 20H00), nelas incluída a visualização do filme 3D sobre o que anda a água a fazer no corpo humano.

Haverá, também, dois ateliês para crianças dos sete aos 12 anos (preço simbólico de um euro), e o lançamento do concurso “Teatriciência” destinado a alunos das Escolas Secundárias da região centro.

Curso Livre de Língua Gestual Portuguesa


Curso Livre de Língua Gestual Portuguesa, Nível 1 2012

As crianças e jovens surdos continuam a sofrer um grande isolamento nas famílias e nas escolas por não poderem comunicar na sua língua natural: a Língua Gestual Portuguesa (LGP). Os pais e os professores não têm tido qualquer orientação ou apoio para aprender esta língua, diminuindo as possibilidades de comunicação e desenvolvimento das crianças surdas. Todos aqueles que trabalham ou convivem com pessoas surdas têm aqui uma oportunidade de adquirir uma nova língua e uma nova cultura.


• Objetivos: Proporcionar aos profissionais do ensino (docentes de todos os níveis e áreas, psicólogos, outros técnicos), aos pais e outros familiares, uma língua de comunicação com alunos/filhos surdos.

• Duração do curso: 60 horas

Horário: pós-laboral (sextas-feiras e/ou sábados)
• Público-alvo: docentes, psicólogos e outros técnicos da área da educação, pais e/ou encarregados de educação

• Nº mínimo de alunos: 20

• Pagamento/Propina: 250€ (pagos em uma ou quatro prestações)

INSCRIÇÕES ABERTAS
Mais informações:
Gabinete de Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramentos
Universidade Católica Portuguesa
Estrada da Circunvalação
3504-505 VISEU
E-mail: pgfinfo@crb.ucp.pt
Telefone: 232 419 500
Fax: 232 428 344
http://www.crb.ucp.pt/


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Os agentes da ordem gramatical








O grupo de teatro Seiva Trupe leva a cena o espetáculo: Como rindo se aprende a gramática da Língua Portuguesa.

Para mais informação, clique na imagem.



Outro lado do outono


Numa ida à quinta do Patrício, vimos outro lado do outono que consiste no aparecimento de cogumelos de diversas espécies – uns comestíveis e outros venosos. Apanhámos os que servem para comer e com eles fizemos um ótimo cozinhado. Ficam as imagens dos seus ecossistemas e dos cogumelos que construímos no nosso Jardim de Infância.
















segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Workshop - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência



No âmbito da comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Gabinete de Ação Social do Município em parceria com o Projeto oportunIDADES do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Vila Nova de Paiva, organizaram o Workshop – Diferentes? Sim. E Depois?, a ter lugar no dia 5 de dezembro de 2011, no Auditório Municipal Carlos Paredes.



As inscrições encontram-se abertas.




sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Comemoração da Festa de S. Martinho em S. João de Lourosa


Em S. João, realizaram-se atividades muito diversificadas para comemorar a Festa de S. Martinho.











O S. Martinho


Chegou o S. Martinho! Chuva e Sol fizeram-se sentir. Alegria e boa disposição irradiaram a nossa escola. Grandes e pequenos, grande reinação em Passos de Silgueiros foi uma animação!!!




Jardim de Infância de Passos de Silgueiros




















O halloween no Jardim de Infância de Passos de Silgueiros


As Feiticeiras de Passinhos
Comem sapinhos,
Dentro de penicozinhos!!!!

A cavalo na vassoura queriam beber gericoti….
Mas só têm água da chuva
Para mim e para ti.


As Feiticeiras traquinas
Quiseram brincadeira…
Foram à Primária
Fazer uma grande barulheira!!!!!


















quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Aprendizagem de uma segunda língua






A aprendizagem de uma segunda língua tem ocupado lugar de realce nos últimos anos no nosso país, tendo sido postas em prática medidas de promoção desta aprendizagem a partir de idades precoces.


Uma especialista espanhola explicará como se aprende uma língua diferente e quais os mecanismos cognitivos associados. Será abordado, por uma investigadora portuguesa, o modo como se ensina uma segunda língua na Europa e, mais especificamente, o que está a ser feito no nosso país, por um professor especialista em didáctica do português e línguas estrangeiras.


Algumas das questões em debate serão: quando deve começar a aprendizagem da segunda língua? A aprendizagem da segunda língua é salutar para o desenvolvimento cognitivo da criança? Quais os ganhos face a uma aprendizagem mais tardia? Aprender uma segunda língua prejudica ou auxilia o desenvolvimento da língua materna? As práticas europeias e portuguesas estão de acordo com o que sabemos?


5 Dez 14h30
Faro, Grande Auditório da Universidade do Algarve

6 Dez 17h30
Lisboa, Torre do Tombo

Inscrições abertas
Entrada Livre mediante pré-inscrição


Para mais informação contacte: educacao@ffms.pt .



terça-feira, 15 de novembro de 2011

Semana Aberta da Ciência e Tecnologia Universidade de Aveiro





De 21 a 25 de novembro, a Universidade de Aveiro (UA) acolhe mais uma edição da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia (SACT) e transforma-se num gigantesco laboratório científico, onde todos são convidados a observar, experimentar e intervir em 75 atividades. As inscrições estão abertas até 16 de novembro.


A UA convida professores e alunos de vários graus de ensino a inscreveram-se e a envolverem-se nesta iniciativa de divulgação de ciência.


Na edição deste ano há várias atividades dirigidas aos mais novos, numa oportunidade única de dar os primeiros passos no mundo científico.


Os mais velhos, por sua vez, também podem contar com um variado leque de ações permitindo-lhes o contacto com a ciência e a tecnologia produzida na UA através de experiências, workshops, jogos, visitas guiadas, exposições, palestras, conversas sobre ciência, filmes, espetáculos, saídas de campo e apresentações de projetos.



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Natal com Artes






Aceda ao regulamento e inscrição.




Os nossos desenhos


Como o desenho é uma das formas de representação do pensamento e através dele as crianças expressam a forma como pensam e como entendem o mundo - para além de fazerem o treino da motricidade e da precisão motora - esta atividade é realizada com muita frequência.





Ordenando os números


As crianças ordenaram os números de um até dez, e associaram à sua representação a quantidade de objectos que esses números representam. Também descobriram algumas relações importantes: o número que vem antes de e o número que vem depois de.
















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...