terça-feira, 31 de maio de 2011

Feira à Nossa Moda

Conjugando a Feira à Nossa Moda com a Comemoração do Dia Mundial da Criança, o Agrupamento de Escolas de Silgueiros, na manhã do dia 01 de Junho, promove múltiplas actividades abertas à participação de toda a Comunidade Educativa. Venha passar uma manhã de sonho na escola do seu filho!







sexta-feira, 27 de maio de 2011

Duas flores

Professora, tens aqui duas flores para o teu bolo!







Borboletas Coloridas

Num trabalho colaborativo, as crianças e suas famílias, decoraram estas lindas borboletas.

Como era de esperar, ficaram fantásticas! Foi com todas elas que construímos o nosso painel de Primavera.
Mais uma vez estão todos de parabéns.

Jardim-de-Infância de Loureiro










Inho

Inho, obrigado pela ajuda que tens dado à minha escola!






segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Primavera vivida pelos meninos de S. João de Lourosa

A Primavera tem sido trabalhada nesta sala com muita alegria e entusiasmo!
Este tema tem sido desenvolvido nas diferentes áreas devido ao seu alcance e à sua transversalidade!
Por isso temos andado atarefados com tanto que há para aprender e para fazer.
Queremos, no entanto, partilhar alguns trabalhos.



Meninos da sala 1.































Espaço Polar e Brincar

No dia 20 de Maio, todas as crianças da Educação Pré-escolar, do Agrupamento de Escolas de Silgueiros, passaram uma manhã de diversão no espaço Polar e Brincar, localizado no Palácio do Gelo, em Viseu. As crianças tiveram oportunidade de explorar os diferentes materiais disponíveis, gastando de uma forma saudável a sua energia e estreitando laços de proximidade e de relacionamento com outras crianças e adultos. Este local de entretimento, inspirado no ambiente e na paisagem dos Pólos, constitui-se como um espaço de grande importância no desenvolvimento educativo das crianças através da prática recreativa, pois a actividade do brincar revela-se como o canal primordial para o desenvolvimento das crianças nos diferentes aspectos do seu crescimento: sócio-afectivo, cognitivo, psicomotor e linguístico. Em suma, a actividade lúdica, enquanto recurso pedagógico, ocupa um papel específico, muito importante, no salutar desenvolvimento das crianças. Desta vez, o privilégio recaiu sobre as crianças de Silgueiros!


















sexta-feira, 20 de maio de 2011

E assim apareceu a nossa horta

E assim apareceu a nossa horta. Com tomateiros, couves, batatas, feijoeiros, salsa e alfaces. Passado algum tempo, chegou a hora de colher!!! Que belo prato iremos fazer.









Jardim de Infância de Passos

E aqui estou eu!

E aqui estou eu!
“Verde foi o meu nascimento
E no prato o meu tormento:”






Jardim de Infância de Passos

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Chegou a Primavera

Chegou a Primavera! A estação das flores bonitas e de sementeiras.
Também no nosso Jardim quisemos festejar este momento, fazendo a nossa horta.












Para as plantas crescerem tivemos que cuidar delas: regar, adubar e tirar as ervas…
E assim , cresceram , cresceram…


Jardim de Infância de Passos

Feira do Livro

A Câmara Municipal de Viseu apresenta a Feira do Livro 2011, em colaboração com as Bibliotecas Escolares e os Livreiros do Concelho, a realizar de 20 de Maio a 5 de Junho, na Praça da República, com o horário semanal: 10h00/22h00, Sábado: 10h00/23h00 e Domingo: 10h00/22h00.






Para ver o programa, clicar na imagem.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Plantação de pseudo-plátanos

No âmbito da preservação do meio ambiente, da importância das árvores no contexto da biodiversidade e do equilíbrio do nosso Planeta, plantámos pseudo-plátanos, que iremos vender na Feira da Primavera, que vai realizar-se no dia 01 de Junho, na escola sede do Agrupamento de Escolas.






Tempo lúdico

A Lei-Quadro (Lei n.º 5/97 de 10 de Fevereiro) consigna os objectivos da educação pré-escolar e prevê que, para além dos períodos específicos para o desenvolvimento das actividades pedagógicas, curriculares ou lectivas, existam actividades de animação e apoio às famílias, de acordo com as necessidades destas (art.12.º). Como resposta ao consignado neste artigo, no tempo da Componente de Apoio à Família, as crianças têm usufruído de momentos lúdicos acompanhados de uma dinâmica de convívio, na companhia e orientação da Animadora Cultural Vânia Ferreira que, de uma forma voluntária, tem dedicado algum do seu tempo a dinamizar sessões com muita animação e do agrado das crianças. Para ela, o nosso reconhecido agradecimento!







Morangos da Horta

Na nossa horta apareceram os primeiros morangos maduros, totalmente biológicos e, como tal, muito saborosos!















sexta-feira, 13 de maio de 2011

Exploratório Infante D. Henrique

O Exploratório Infante D. Henrique, Centro Ciência Viva de Coimbra, vai fazer dois anos de vida no Parque Verde, no próximo dia 19 de Maio. Para assinalar a ocasião, haverá ao longo da semana um conjunto de actividades de acesso gratuito, conforme consta do programa que se segue.

No Exploratório há diferentes actividades que vão desde várias sessões de Teatro com Ciência a exposições e ateliês, passando por duas tertúlias - "Ciência e Religião" e "Ciência é Cultura" - além de outras iniciativas.






Concurso da Região Autónoma da Madeira

O concurso de pessoal docente da educação pré-escolar, dos ensinos básico e secundário e do pessoal docente especializado em educação e ensino especial da RAM – Afectação aos quadros de zona pedagógica/contratação para o ano escolar 2011/2012 vai realizar-se de 14 de Julho a 22 de Julho de 2011.
Para tal deve realizar a Inscrição Obrigatória - de 18 a 23 de Maio - exceptuam-se os candidatos que tenham leccionado ou que se encontrem a exercer funções docentes em estabelecimentos de educação/ensino/instituições de educação especial da rede pública, em ambas as situações no período compreendido entre 01/09/2010 até à data de abertura do concurso.
Candidatura - de 14 de Julho a 22 de Julho
Deve consultar o Aviso de Abertura e o Oficio Circular 20_2011.

Ser diferente

A professora Isabel divulga a formação Ser diferente, a realizar no Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, nos dias 24 de Maio e 02 de Junho, cujas inscrições deverão ser enviadas através do seguinte correio electrónico:


E-mail: serdiferente@gmail.com








A Arte como base da Educação

Considerando o pensamento de Platão que afirmava que A Arte deve ser a base da educação, a professora Luzia, com uma inclinação natural para a expressão artística, tem aplicado os conhecimentos que possui nesta área para motivar os seus alunos com paralisia cerebral, desenvolvendo e despertando, desta forma, potencialidades que todo o ser humano encerra. Aqui fica a sua partilha!













































Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...