quarta-feira, 30 de março de 2011

A EB1 de Lages comemorou o Dia Mundial do Teatro

Para comemorar o Dia Mundial do Teatro, que foi no passado Domingo, dia 27 de Março, os meninos do 2º e 3º anos da EB1 de Lages representaram uma peça de teatro intitulada «A nossa amiga». Com este teatro, queremos pedir a todas as pessoas que entendam que os insectos são todos necessários e que os humanos ao querer matar uns, utilizando os produtos químicos, estão a deixar outros sem alimentos e deste modo a desequilibrar a Natureza.


Meninos do 2º e 3º Anos


Meninos do 4º Ano Preparam Leitura

Integrada na semana da leitura, os meninos do 4º ano ensaiaram a leitura de um texto que apresentaram aos meninos dos 1º, 2º e 3º anos e do Jardim de Infância.




Semana da leitura

Na passada sexta-feira dia 25 de Março, a seguir ao almoço, tivemos uma excelente surpresa: a D. Anabela, mãe de dois meninos que frequentam a nossa escola, veio ler-nos duas histórias «O Pantufas vai dar um passeio » e a «Gata Borralheira ». Todos, fomos para a sala da educadora ouvir com muita atenção as histórias. Por fim, conversámos sobre elas e também sobre as mensagens que elas transmitiram. Foi muito divertido e diferente, pelo facto de não termos todos os dias os pais a participar nas sessões de leitura.



Meninos do 2º e 3º anos.


.

segunda-feira, 28 de março de 2011

sexta-feira, 25 de março de 2011

DIA DO PAI

No passado dia 18 de Março, o Jardim-de-Infância de Loureiro de Silgueiros celebrou o dia do Pai de maneira especial. Nesse dia, os pais foram convidados a passar um momento com os filhos e a partilhar alguns jogos e/ou outras actividades. O convite foi muito bem recebido. Durante as horas de funcionamento do jardim-de-infância, a maior parte dos pais vieram conviver com os filhos. Foi uma oportunidade para demonstrarem os seus talentos...lendo uma história, fazendo jogos de construção, pintura, plasticina ou simplesmente brincando.



quinta-feira, 24 de março de 2011

Os Três Porquinhos

Uma história adaptada por Ana Duarte

Dia Mundial do Teatro

O Auditório Municipal Carlos Paredes, comemora o Dia Mundial do Teatro, com uma apresentação para toda a família “Será que as Girafas Lavam os Dentes”, pela Companhia Marimbondo, no próximo dia 26 de Março, pelas 21h00, no Auditório Municipal Carlos Paredes, em Vila Nova de Paiva. Vá ao Teatro. Venha ao Auditório…


Todos sabemos que os bonecos acordam da meia-noite à uma da manhã para brincar. Ah, não sabia? Então tem de acompanhar o Momo na sua história à procura de tempo! Será que o mago Cornélius fala verdade e, com o tempo que as crianças vão oferecer ao Momo, a nossa marioneta humana se vai transformar em pessoa e realizar o seu sonho mais querido?
Um espectáculo visualmente apelativo com marionetas, fantoches e actores, sobre os desejos e sobre a forma como cada qual lida com eles…

quarta-feira, 23 de março de 2011

Comemorando a chegada da Primavera

Com a chegada da Primavera as árvores enchem-se de flores de todas as cores e a natureza respira e transborda poesia! Inspiradas nesta realidade e comemorando o do Dia Mundial da Poesia e o Dia da Árvore, as crianças ilustraram um poema colectivo, da sua autoria, como forma de incentivar a diversidade linguística e de fomentar o gosto por este género literário.

O retrato do Pai

Estas crianças parecem verdadeiros artistas representando, através da pintura, a figura do pai!


terça-feira, 22 de março de 2011

A festa do Pai e a promoção da linguagem

OS MENINOS DA SALA 1 do Jardim de Infância de S. João de Lourosa comemoraram o dia do Pai com a elaboraçâo de trabalhos alusivos ao tema. Houve alegria e muito entusiasmo! Enviamos trabalhos que gostamos de partilhar e que foram feitos a partir da exploração dos livros infantis:" PAPÁ + AMIGO= PAPIGO (BRINCADEIRAS COM A LINGUAGEM PARA O DIA DO PAI) e do "PÊ de PAI".

Beijos dos meninos e da Ed.Teresa










sexta-feira, 18 de março de 2011

Feliz o pai

Feliz o pai que é companheiro e amigo;
que está presente e faz família.
Que arranja tempo e ternura para dar e para amar
o melhor que o mundo tem.
Que trabalha e vai à frente,
qual modelo de constância e de projecto.
Feliz o pai que desce à magia da criança;
que se encanta a ver o filho
despertar para a vida…
no jeito de se afirmar “nisto” ou “naquilo”;
que protege e solta o pássaro que habita nele.
Feliz o pai que preenche o olhar fixo
da filha-menina e lhe arranca
silêncios de coração, como a dizer:
“Quando for grande, é um amor assim que quero ter…!”
(Eduardo Rego)

Dia do Pai

Os meninos do 1º CEB não esqueceram o dia do pai e realizaram uns bonitos cartões para lhe oferecerem!





1ºCEB de Lages

Um presente para o Pai

As crianças prepararam um pequeno presente para homenagearem o pai, que é aos seus olhos, o amigo, o mais forte, o trabalhador, o herói! Estas mensagens foram escritas nas folhas de uma flor, cujas pétalas representam as mãos do pai que apoiam, orientam, protegem e aconchegam as mãos do filho, simbolizadas na centralidade do pólen da for!

Workshops de Artes em Vila Nova de Paiva

Vão realizar-se dois Workshops de Artes durante o mês de Março. Consulte o cartaz abaixo.

Para mais informações ou inscrições, por favor contacte o Posto de Turismo pelo telefone 232 609 903.

Participe!

República em digressão

No ano em que se comemora o Centenário da República, o Auditório Municipal Carlos Paredes, recebe a exposição “Viva a República… em digressão” nos próximos dias 19 a 21 de Março 2011, entre as 10h00 às 20h00, na Praça do Município, em Vila Nova de Paiva.

Neste sentido, convidamos V. Exa. a visitar esta emblemática exposição dedicada à história da I República, um dos períodos mais marcantes da nossa história.



Comemorou-se a 5 de Outubro de 2010 o primeiro centenário da implantação da República Portuguesa. É uma ocasião para evocar as principais aspirações das gerações que se empenharam em promover e realizar as grandes causas da participação e do desenvolvimento do País.

Considerando que a proclamação da República constituiu um momento importante da história nacional foi criada a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, com a missão de preparar, organizar e coordenar estas comemorações.

Da concretização do Programa do Centenário espera-se que possa resultar uma valorização da cultura histórica e da consciência patrimonial, vectores dos sentimentos colectivos de pertença e de partilha; um contributo para o revigoramento das práticas cívicas e da aproximação entre a política e os cidadãos; deseja-se sobretudo contribuir para o desenvolvimento de valores, como o exercício de uma cidadania responsável e consciente, a valorização da cultura humanista e universal e a construção de uma sociedade mais igualitária, justa e plural.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Sábados Especiais

Os SÁBADOS ESPECIAIS, programa de formação do Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial da DREN, estão de regresso em 2010-2011, para corresponder à constante exigência de aprofundamento da organização dos contextos educativos e dos apoios especializados que visam responder às necessidades educativas daqueles alunos que têm limitações significativas na actividade e participação, decorrentes de alterações funcionais e estruturais de carácter permanente.


O SÁBADO ESPECIAL que agora divulgamos tem por título

O Eu e o Outro: As crianças e jovens com
perturbação do espectro do autismo

e realiza-se no dia
2 de Abril de 2011,

No Conservatório de Música do Porto


Olhos nos olhos, tocar e ser tocado, o significado do sentir ... a vida no mundo repleto de tempos, espaços e objectos constitui o tema do Programa "Sábados Especiais" em que se procurará reflectir sobre algumas das estratégias a desenvolver na intervenção educativa com crianças e jovens com perturbações do espectro do autismo.



A participação é gratuita, mas dependente de inscrição, de acordo com as instruções constantes no documento de apresentação.

segunda-feira, 14 de março de 2011

O desfile de Carnaval em Viseu

No dia de Carnaval há muitas brincadeiras. Brincamos no arraial sem grandes maluqueiras. Em tempo de Carnaval a escola faz uma fantasia. Visto-me de “gota de água” e desfilo todo o dia. Os meninos de Lages desfilam todos mascarados. Pelas ruas de Viseu vão todos enfeitados.

(Ricardo Ferreira – 4º ano) Fomos a Viseu

vestidos de “gotinha de água”.

Fomos elogiados

pelas moças da cidade.


No desfile de Carnaval

brincamos e reinamos.

Nas ruas da cidade

cheios de alegria e fantasia.

(Ricardo Figueiredo – 4º ano) De tarde, fomos animar os idosos do Centro de Dia da Associação Cultural de Lages.


1º CEB de Lages

A Matemática nos primeiros anos

A Associação de Professores de Matemática vai realizar o XIV Encontro Nacional “A Matemática nos Primeiros Anos”, nos próximos dias 15 e 16 de Abril de 2011, em Viseu.

O Encontro irá decorrer nas instalações da Escola Superior de Tecnologia de Viseu e E.B. 2,3 Infante D. Henrique - Viseu, esperando-se que reúna diversos professores e investigadores, contribuindo para um intercâmbio de ideias, perspectivas de ensino e experiências profissionais entre os participantes.

O Encontro aborda temas de interesse para o desenvolvimento profissional dos docentes e directamente relacionados com o Novo Programa de Matemática do ensino Básico.


Para aceder ao programa do encontro e a todas as informações necessárias, siga o seguinte endereço:
http://xivmat1anos.apm.pt/



Vivenciando Profissões

No dia 28 de Fevereiro tivemos a visita dos Bombeiros Municipais de Viseu.
Foi com entusiasmo que os recebemos, esperando impacientemente pelas suas explicações. Trouxeram-nos equipamento para simulações de acidentes e de fogo.
Ouvimos… aprendemos….



…brincámos ao faz de conta…., que éramos bombeiros…



Jardim de Passos

domingo, 13 de março de 2011

As Profissões: Cabeleireiro e Dentista

Desta forma aproveitamos os recursos que existem na nossa comunidade e fomos visitá-los. Querem saber quais são? Adivinha…..


Em vez de dar,
corta e tira
e por isso cobra
o seu pago.



Quais são os camaradas que passam o dia a bater-se e não fazem mal uns aos outros?

Jardim de Passos

O Carnaval no Jardim de Infância de Passos

Chegou o Carnaval e com ele a fantasia! Fomos para a rua com grande alegria!

Foi desta forma, que levámos à comunidade a nossa vivência do tema: “As Profissões”que tanto nos entusiasmou e nos motivou para o desenvolvimento deste projecto, que culminou com a realização do desfile de Carnaval em Passos de Silgueiros e em Viseu.


Jardim de Passos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...