quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Aniversário da Ana

Desta vez a aniversariante foi a nossa Ana que conta agora cinco anos. Uma mão cheia de anos (tantos como os dedos de uma mão) parece ter sido mais que suficiente para irradiar tante alegria e entusiasmo. Os colegas ofereceram-lhe um livro da Kitty com desenhos e cantaram-lhe os parabéns!



Os palhacinhos vieram à nossa escola


Foi no dia 22 de Outubro, no período da tarde, que uma família circense apresentou uma diversidade de animações onde não faltou aquilo que todas as crianças mais gostam: os palhaços! Todas as crianças do pré-escolar e do 1ºCEB se divertiram e alegraram nessa tarde de forma diferente. No final as crianças dialogaram sobre o acontecimento e reproduziram os momentos mais marcantes.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Agradecimento à Sra Enfermeira Graça Aparício

As crianças de todos os Jardins-de-Infância do Agrupamento de Escolas de Silgueiros realizaram um trabalho colaborativo para agradecerem à Sra Enfermeira Graça Aparício a Palestra sobre Alimentação Saudável realizada no dia 18 de Outubro.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Trabalho de grupo sobre o tema Alimentação Saudável

As crianças representaram graficamente os conhecimentos que adquiriram sobre Alimentação Saudável com particular relevância para os frutos e legumes.


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Palestra sobre Alimentação Saudável






Foi na manhã do dia 18 de Outubro que todas as crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Silgueiros assistiram a uma formação sobre alimentação saudável, no salão da Junta de Freguesia de Silgueiros. A Sra. Enfermeira Graça Aparício veio dar-nos muitos esclarecimentos sobre a melhor forma de consumir alimentos. Também nos divertimos muito com as músicas que ela trouxe... Conseguiu criar momentos de interacção com todos e até nos pôs a cantar e a dançar. Como forma de incentivo ao consumo diário de fruta, presenteou todos os participantes com saborosas maçãs. Foi uma manhã muito proveitosa que nós iremos recordar! Para ela, o nosso Muito Obrigada!


A sopa da avó Lete

No dia 15 de Outubro, logo pela manhã, a avó Lete aparecia no nosso Jardim-de-Infância, desta vez não só para trazer o Rodrigo, mas para confeccionar para todos os meninos do Jardim e da escola do Primeiro CEB uma saudável sopa com os legumes produzidos na Nossa Horta e outros que trouxemos de casa.


Esta sopa tinha como ingredientes:

- batata, feijão, cebola, cenoura, alho francês, cabeça de nabo, couve, sal e azeite.



O modo de prepararação pertence ao segredo da Avó.


Sabemos que esta sopa estava deliciosa e que alguns meninos a quiseram repetir. Foi um dia de festa na nossa escola, porque para além da sopa, a avó Lete preparou e ofereceu umas febras com broa para todas as pessoas deste estabelecimento educativo. E porque continuava a reinar um ambiente de festa, a senhora Maria surpreendeu-nos com uns queques de abóbora, na hora do lanche.


E porque continua ser um dia de festa, as professoras e as assistentes operacionais reservaram para o período da tarde um teatro apresentado por elas, cujo tema se reportava aos alimentos saudáveis e àqueles que fazem mal à saúde e que portanto só devemos consumir ocasionalmente.



Também pintámos uns frutos com os quais fizemos uma coroa, pois já sabemos que devemos comer fruta diariamente, pelo menos três vezes ao dia.

Aprendemos o nome de alguns frutos e legumes que ainda não conheciamos.

Doce de abóbora

Desta vez fizemos um doce de abóbora especial porque a abóbora era da Nossa Horta. O procedimento é o mesmo, embora o resultado fosse diferente, porque a textura destas abóboras é muito mais macia que as abóboras que comem os porcos. Nós gostámos e as mães também. Guardámos as pevides, que vamos secar, para fazer trabalhos e para voltar a semear na próxima Primavera.

Ingredientes:
-3Kg de abóbora;
- 1 Kg de açúcar,
- pau de canela
-casca de laranja.

Preparação:

Mistura-se o açúcar com a abóbora partida em pedaços; vai ao lume e quando fizer ponto de estrada junta-se o pau de canela e a casca da laranja.

Ferve mais um pouco e distribui-se pelas taças.
















quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Semana da alimentação

Integrada na semana da alimentação, e após o conto da história "A maçã poleta", surgiu a possibilidade das crianças realizarem uma actividade de carimbagem com maçãs. Explorámos as características da maçã relativamente à cor, ao cheiro e à forma e saboreámos algumas!

O nosso placard do Outono


Com folhas de diversas tonalidades e alguns esquilos ávidos de se aproximarem dos seus petiscos preferidos, eis que construímos o nosso placard de Outono com recurso às seguintes técnicas:
- picotagem;
-recorte;
-colagem;
-pochoir.
O resultado ficou visualmente agradável e o mais importante é que podemos, a qualquer momento, enriquecê-lo.







A flor-de-anis que cresceu em Terra de Silgueiros

Numa pesquisa que fizemos na internet descobrimos que o anis é originário do Médio Oriente e que progressivamente se estendeu a vários países da Europa. Tem várias propriedades terapêuticas entre as quais se destaca a sua importância no processo digestivo e, adoçada com mel, a sua infusão parece aliviar a asma.
Nós vamos guardar as flores de anis para, no Inverno, fazermos umas infusões já que são óptimas para as constipações.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Aprendendo matemática com as folhas do Outono


Numa visita às vinhas de Silgueiros apanhámos folhas de diversas árvores, com diferentes formas, tamanhos e tonalidades. De regresso ao Jardim-de-Infância, depois de observarmos como se faziam as vindimas e de vermos as abelhas que por algum tempo deixavam as suas colmeias para, numa roda-viva, se dedicarem a sugar o doce néctar das uvas que se encontravam agora nuns grandes baldes, brincámos com as folhas que apanhámos…e com elas aprendemos:
- a fazer contagens;
- a classificar de acordo com a forma;
- a formar conjuntos;
- a seriar respeitando o tamanho (grande/pequena, grande/pequena…).



Também adquirimos conhecimentos na área da Botânica associando as folhas à árvore ou ao arbusto a que pertencem. Ficámos a saber que a planta que dá os kiwis se chama Actinidia. No decurso deste passeio, encontrámos a singela e delicadamente perfumada flor-de-anis e levámos um pedacinho para a nossa sala de actividades porque a sua cor amarela também estava matizada do sol de Outono.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...