sexta-feira, 25 de junho de 2010

Uma ída à horta!

Prestes a finalizar o ano lectivo queremos dar conta, a todos os que ajudaram a que a sua existência se tornasse uma realidade, do estado em que se encontra a nossa horta. Depois de a regarmos e arrancarmos as ervas daninhas, os legumes prosperaram e alguns atingiram já o seu apogeu; é o caso de alguns feijoeiros - cujos feijões já estão maduros - dos morangueiros, das alfaces e dos pepinos, dos quais já começámos a fazer saladas! Lá para Setembro, esperamos pelas meloas, tomates, pimentos, batatas e abóboras! Os feijões iremos guardá-los para, no próximo ano lectivo 2010/2011, no Dia Mundial da Alimentação fazermos uma sopa.



quinta-feira, 24 de junho de 2010

A Catarina fez anos!

A Catarina é uma menina que termina este ano lectivo a Educação Pré-Escolar; fez seis anos, mas possui tantos conhecimentos e competências que até parece que tem o dobro da idade! Parabéns! A Catarina festejou duplamente o seu sexto aniversário: com os colegas e amigos no Jardim-de-Infância e com os familiares em sua casa. Parecia uma verdadeira princesa e senhora da festa!





Melhor Meio Ambiente

Com o objectivo de colaborarmos na Protecção do Ambiente, participámos no concurso "Pilhas de Livros" promovido pelos Hipermercados Modelo e Continente, conseguindo envolver não só as crianças e os seus familiares mas também alguns vizinhos. Foram muitas as pilhas que deixaram de ter oportunidade de poluir os campos, os rios e as florestas, uma vez que lhe demos o destino adequado - a reciclagem!Parabéns a todos os que colaboraram!


quarta-feira, 23 de junho de 2010

As Figuras Geométricas

Surpreendeu-nos a criatividade que, de forma espontânea, as crianças de cinco anos imprimiram à pintura que fizeram em quadrados depois de os contornarem, assim como as construções que realizaram com outras figuras geométricas!



Aqui ficam alguns resultados...




Visita de Estudo à Fábrica da Ciência Viva - Aveiro

No dia 18 de Junho todas as crianças do Pré-Escolar, do Agrupamento de Escolas de Silgueiros, se deslocaram a Aveiro para visitarem a Fábrica da Ciência Viva, onde tiveram oportunidade de participar na realização de duas experiências: o modo de obtenção da manteiga e também da pasta de dentes. Ambas as experiências foram do agrado das crianças, salientando-se a arte e o encanto da história "Na Barriga do Caracol!" que foi, sem dúvida, uma história a transbordar ciência, desde o momento em que o leite sai da vaca até à obtenção da manteiga.











Após o almoço no Parque da Cidade, passámos pela Praia da Barra onde, depois de apanharmos um banho de sol e molharmos os pés, comemos um gelado na esplanada de um café!






Muitos satisfeitos, no final da tarde, regressámos às localidades de Silgueiros com vontade de contar aos familiares as vivências que tivemos!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Finalistas!

Foram quatro as crianças que terminaram o percurso da Educação Pré-escolar e vão ingressar no 1ºCEB. E como um terminar de ciclo dá direito a uma recordação, os nossos finalistas tiveram uma cartola e um diploma; os primeiros da sua vida, e que agora vão guardar, para um dia recordarem!


A moldura do diploma foi feita com base numa imagem retirada da internet e os canudos foram feitos com rolos de papel forrados com papel-tecido. Os meninos de 3 e 4 anos receberam um certificado de frequência e todos levaram para casa uma fotografia de grupo!






A Festa vista pelos alunos do 3º e 4º anos...

Os meninos do 3º e 4º anos redigiram um relato jornalístico com as suas percepções sobre a Festa de Encerramento!





Vejam...




http://www.scribd.com/doc/33409099


quinta-feira, 17 de junho de 2010

A Festa vista pelas Crianças do Jardim-de-Infância


Eu gostei da nossa festa porque...

-" Eu gostei da festa porque eu dançei e depois comi gelatina e batatas fritas e também um bolo. Eu vi as meninas a dançar com uma saia."


- " Eu gostei mais de dançar!

-"Gostei muito da festa porque havia lá muita gente e muitos balões!"


- "Eu gostei do teatro da Sra Maria e da tia Laura! E também gostei da Turma dos Reguílas. Também gostei das roupas todas que vesti! Eu recebi uma caixinha para pôr os lápis!"


- "Eu gostei de dançar com o Patrício. Eu cantei laranjas e bananas e cabeça-ombros e pés. Eu comi na cantina e havia lá muitas coisas..."


- "Havia lá muita gente a dançar descalça e os meus amigos dançaram! Uma mulher estava deitada na cama e o meu pai tirou-me muitas fotografias e filmou! Havia muita gente a ver-nos dançar!"


- " A Paula dançou com um menino!"


- " Um homem dançou comigo porque o Igo não queria dançar comigo. Comi gelatina e carne e bolo e bebi sumo e coca-cola!"


- " Eu gostei da festa e dos balões! O meu balão rebentou e o da Marta também! E eu tinha que pedir outro à Vera..."



A Comunidade Educativa de Lages de Silgueiros em Festa


Foi no dia 15 de Junho que pelas 19h e 30m começavam a chegar ao Estabelecimento Educativo de Lages, Pais e Encarregados de Educação, familiares e amigos das crianças para assistirem à Festa de Encerramento do Ano Lectivo 2009/2010.



Abrimos as portas da nossa Escola não só à Comunidade de Lages, mas também à de Vinhal, localidade pertencente à freguesia de Lageosa do Dão, que abrilhantou a Festa com o seu Grupo Folclórico e Etnográfico. Foi no Pátio da Escola que, depois de lhe darmos um ar de festa, acolhemos todos aqueles que quiseram estar connosco, neste final de tarde.

As crianças do 1º CEB e do Jardim-de-Infância foram as protagonistas do Acontecimento com a apresentação de Marchas Populares incluindo a Marcha do Agrupamento de Escolas de Silgueiros, poemas, canções em inglês, um instrumental com flautas, danças , uma peça de teatro " A Turma dos Reguílas!" e um desfile de moda relativo à Nova Colecção e Tendências Primavera/Verão 2010.

Também os Representantes da Associação de Pais e seus colaboradores surpreenderam toda a Assistência com a peça de teatro "Os Dez Anoezinhos da Tia Verde Água", em que fizeram passar a mensagem da apologia ao trabalho bem feito, à ordem, à sã convivência e à amizade!

No final do Evento, tivemos a entrega de certificados, diplomas e cartolas às crianças finalistas de cada ciclo (Pré-escolar e 1ºCEB). A emoção dos familiares mais próximos das crianças era visível e fez-se sentir na expressão própria dos sentimentos de despedida!


Terminada a entrega de lembranças, dirigimo-nos para o refeitório que se revelou manifestamente pequeno para reunir num comerete de convivência crianças e adultos. De modo a darmos o melhor acolhimento a todos os que estiveram connosco, as mães confeccionaram iguarias que sobejaram em qualidade e quantidade!


Também a Empresa de Congedados Beiragel nos ofereceu comestíveis assim como a Empresa de Refrigerantes Dicis que ofereceu várias garrafas de sumo.



Resta-nos agradecer a todas as pessoas que connosco colaboraram, nomeadamente aos Pais e Encarregados de Educação e de um modo especial ao Sr. Rui Lino e sua esposa e à D. Laura, pois sem eles, para além da sua prestimosa dedicação, não teríamos, como mais-valia, a aparelhagem sonora e os micros.



A todos, o nosso MUITO OBRIGADA!





segunda-feira, 7 de junho de 2010

As prendas que recebemos...

No Dia Mundial da Criança, para além vermos um filme do qual gostámos muito, também recebemos muitas prendas:

- No fim do filme, representantes da Lusomundo deram-nos um pequeno embrulho que continha rebuçados e um balão;

- A Junta de Freguesia de Silgueiros ofereceu-nos uma caixa com lápis de cor e uma afia;

- A nossa professora deu-nos um ioiô;

- O senhor Gilberto, de Mosteiro, ofereceu-nos um boné;

- Com a Vera picotámos borboletas e aviões e .... surpresa...a sua cabeça era um chupa-chupa com boca, olhos e sobrancelhas! Vejam como ficaram...





quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dia Mundial da Criança

No dia 01 de Junho, as crianças do Jardim-de-Infância e da Escola do 1º CEB de Lages rumaram em direcção ao Forum de Viseu para, em jeito de comemoração do seu dia especial, assistirem ao filme "A Princesa e o Sapo" dos realizadores Ron Clements e John Musker. A sala do Cinema estava composta por muitas crianças, todas elas do Agrupamento de Escolas de Silgueiros. Apesar dos 90m de duração do filme, a atenção e a motivação acompanharam sempre as crianças, talvez devido à beleza das imagens, aos efeitos da cor, ao som e à música, ao tema ou talvez, quem sabe, devido à arte de combinação de todos estes efeitos! Bem, nada melhor que as crianças para fazerem a descrição do espectáculo a que assistiram... vejamos o que referem:


- " Gostei de ver os dois sapos porque um sapo era um príncipe e o outro era uma princesa. O sapo transformou-se num príncipe e a empregada numa princesa."


- Gostei do filme porque estava lá um pai e um senhor que era mau! Também vi lá um crocodilo e um dinossauro."

- " A minha parte preferida foi quando o príncipe se casou com a princesa. Também achei o crocodilo engraçado."

- "Eu gostei de ver o sapo e a sapa a beijarem-se. Também gostei quando se casaram e fizeram uma festa e ficaram felizes para sempre!"

- "Gostei daquela luz brilhante do crocodilo e gostei do sapo e da sapa."


- " Eu gostei de ver a sapa a beijar o sapo. O cão andava sempre atrás do sapo e da sapa e depois o senhor transformou-se em monstros pretos. Gostei quando o senhor matou a mosca com o pé!"

- " Gostei do sapo e da sapa a beijarem-se e gostei do crocodilo e gostei do cão a andar atrás do sapo e da sapa."

- "Gostei da luz do sapo!"

- "Gostei de ver a princesa a beijar o sapo e quando a Tiana ficou sapa!"



Seguem-se algumas representações gráficas do filme.





Concurso - Ovos de Páscoa

O concurso Ovos de Páscoa foi promovido pelos professores de EVT do Agrupamento de Escolas de Silgueiros e envolveu toda a Comunidade Educativa. Participaram os Jardins de Infância, as Escolas do 1º, 2º e 3º CEB, Funcionários, Pais e Encarregados de Educação. Estamos a noticiar este evento no mês de Junho simplesmente porque nos lembrámos de deixar em arquivo para mais tarde recordar o trabalho com que participámos. Fizemos três ovos grandes com recurso à técnica do balão, ao papel de jornal e à cola branca; pintámo-los de verde e picotámos pequenos malmequeres que colámos depois da tinta estar seca. Recorrendo ainda à mesma técnica, fizemos a galinha que pôs os ovos verdes; por último, colocámos galinha e ovos num ninho feito com palha!






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...